Desenvolvimento do pensamento computacional por meio da Ciência da Computação Desplugada e do Scratch

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ISSN: 1982-7687
Editor Chefe: Regina Nascimento Silva
Início Publicação: 02/12/1998
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Desenvolvimento do pensamento computacional por meio da Ciência da Computação Desplugada e do Scratch

Ano: 2019 | Volume: 18 | Número: 2
Autores: Patricia Cristina Venturini
Autor Correspondente: Patricia Cristina Venturini | [email protected]

Palavras-chave: Pensamento Computacional., Ciência da Computação Desplugada, Scratch

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho relata uma atividade de extensão, desenvolvida pela Universidade Federal de Uberlândia em uma escola pública da cidade de Ituiutaba, Minas Gerais, no âmbito do projeto “Pensamento Computacional na Escola”, tendo como intuito estimular e desenvolver o pensamento computacional de crianças do sexto ano do ensino fundamental. Abordagem de Ciência de Computação Desplugada e ferramenta de programação Scratch foram utilizadas para este fim. Ficou evidenciado que atividades desplugadas servem de apoio e agente facilitador para compreensão e criação de programas computacionais. A falta de maturidade da maior parte das crianças nessa faixa etária exige que, inicialmente, as atividades de programação aconteçam de forma guiada.



Resumo Inglês:

This work reports an extension activity, developed by the Federal University of Uberlândia, in a public school in the city of Ituiutaba, State of Minas Gerais, within the scope of the Computational Thinking at school project, aiming to stimulate and develop the computational thinking of sixth grade children in middle school year. Unplugged Computer Science approach and Scratch programming tool were used for this purpose. It was evidenced that unplugged activities help in the support and facilitating agent for the comprehension and creation of computer programs. The lack of maturity of most children in this age group requires that, initially, programming activities take place on a guided basis