Este trabalho descreve o desenvolvimento de um software educacional que aborda as quatro operações básicas da matemática através da resolução de problemas, sendo composto por três módulos: aluno, professor e tutor. O módulo do aluno permite a interação do aluno com os conteúdos matemáticos através de um jogo; o módulo do professor permite que o software seja aberto, ou seja, possibilita a alimentação da base de dados dos problemas, o que oferece a personalização dos conteúdos matemáticos; e o módulo tutor acompanha os passos de cada aluno para gerar relatórios de desempenhos individualizados. Foi realizada uma pesquisa de campo com vinte e seis alunos de uma sala de quarta série com o objetivo de descrever algumas potencialidades da utilização da informática no ensino de matemática e na qual se pôde observar que os alunos participantes vêem a sala de informática como uma extensão da sala de aula e estes acreditam que a utilizam para aprender muitas coisas, inclusive para aprender a usar e a mexer no computador. Todos os alunos pesquisados aprovam a utilização da sala de informática além de acreditar que com a mesma aprendem mais facilmente.