Rumen Rachev ao desestabilizar as convenções emergentes ou a sistematização da pesquisa prática (Buckley e Conomos 2009; Hasman 2006) “desconstrói” seu trabalho intelectual como estudante de doutorado. Rachev, ao invés de seguir a metodologias da pesquisa fluída (Coleman e Ringrose 2013; Koro- -Ljungberg 2016), promove um exame minucioso do que se entende por “produção de conhecimento”, no campo da Arte e do Design. Questionando o papel da crítica no domínio acadêmico e examinando a possibilidade de desfazer o self acadêmico por meio da performance, este artigo fornece uma visão das relações entre crítica institucional e trabalho acadêmico, ao mesmo tempo em que usa a academia como foco principal.
Rumen Rachev’s performance “undoes” the intellectual labour of a PhD student by unsettling the emerging conventions, or systemization of practice-led-research (Buckley and Conomos 2009; Hasman 2006). Rather than following an orderly approach to practice-led research, Rachev’s fluid methodologies (Coleman and Ringrose 2013; Koro-Ljungberg 2016) promote un examen minutieux of what is meant by the ‘production of knowledge’ in the Art and Design field. Through questioning the role of critique in the academic domain, and examining the undoing the academic self via performance, this paper provides an insight into the relations between institutional critique and academic labour, while using the academia as the main stage.