Design: a conexão do corpo com o ambiente e a sintaxe do pensamento humano

Tríades em Revista

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ISSN: 19840071
Editor Chefe: Dra. Vera Lúcia Nojima
Início Publicação: 22/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Design: a conexão do corpo com o ambiente e a sintaxe do pensamento humano

Ano: 2012 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Fátima Aparecida dos Santos
Autor Correspondente: Fátima Aparecida dos Santos | [email protected]

Palavras-chave: ambiente, design, cidade, informação, adapt, design, city, information

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tem como objetivo analisar algumas sintaxes das lin- guagens do design gráfico presentes no ambiente urbano. Para tanto, se- lecionamos entre a multiplicidade de signos da cidade alguns outdoors e mobiliários urbanos para observar seu diálogo com a cidade e os usuários. Construímos uma aproximação teórica entre o design e os textos de Jakob Von Uexküll para ler a relação entre os seres e o entorno; e os textos de James Jerome Gibson para entender as informações disponíveis no am- biente e os dispositivos que temos para capturá-las e conectá-las a nós. O conceito de ambiente como espaço qualificado permitiu-nos entender que o homem comporta-se como um processador de informação e dis- posição de sintaxes e que esse movimento de compreensão do mundo, a transformação do mesmo em linguagem, é o que diferencia espaço de ambiente. A relação entre design e publicidade revelou-se como um pro- cesso complexo de produção de linguagem, no qual o primeiro ocupa o lugar de organizador e a segunda o lugar de condensador de repertórios. 



Resumo Inglês:

The present article has as objective analyzes some syntaxes of the languages of the present graphic design in the urban ambient. For so much we selected of the multiplicity of signs of the city some outdoors to observe the dialogue with the city and the users. We make a theoretical approach between the design and Jakob Von Uexküll texts to read the relationship among the objects and environment; and the texts of James Jerome Gibson to understand the available information in the ambient and the devices that we have to capture them and to connect them to us. The ambient concept as qualifi ed space allowed to understand each other that the man behaves as a processor of information and disposition of syntaxes and, that movement of understanding of the world, transformation of the same in language, is what differentiates ambient space. The relationship between design and publicity was revealed as a complex process of language production in which the fi rst occupies organizer’s place and Monday occupies the place of condenser of repertoires