Design de Superfície: proposição de método de ensino a partir de valores culturais brasileiros

ModaPalavra e-periódico

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-001
Site: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/index
Telefone: (48) 3664-8370
ISSN: 1982-615X
Editor Chefe: Daniela Novelli
Início Publicação: 01/01/2008
Periodicidade: Semestral

Design de Superfície: proposição de método de ensino a partir de valores culturais brasileiros

Ano: 2018 | Volume: 11 | Número: 21
Autores: Iara Aguiar Mol, Sebastiana Luiza Bragança Lana
Autor Correspondente: Iara Aguiar Mol | [email protected]

Palavras-chave: Ensino do Design, Metodologia de projeto, Design de superfície.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo trata da proposição de um método para o ensino do design, voltado para a criação de projetos de design de superfície, a partir da transposição de elementos e valores culturais presentes na identidade do território brasileiro. A apresentação dos resultados da experimentação com o método proposto evidencia a possibilidade de ampliação de ferramentas metodológicas para o desenvolvimento de projetos de design de superfície, com a consequente possibilidade de valorização de uma determinada cultura. Torna-se válida, dessa maneira, a proposição de união entre técnicas manuais e digitais aplicadas no processo criativo, embasadas em pesquisas de imersão e levantamento de informações a respeito de determinado objeto de estudo. Verificou-se que esse processo amplia a capacidade de aprendizado dos alunos, além de ampliar a percepção acerca dos valores culturais aliados a um território.



Resumo Inglês:

This paper is related to the proposition of a new methodological approach to design education, dedicated to the creation of surface design projects, with the transpositionof elements and values presents in the identity of a brazilian territory. The presentation of results shows the possibility of expanding methodological tools for the development of surface design projects, resulting in a better appreciation of identitary aspects of a particular culture. Becomes valid, thus, the proposition of union between manual and digital techniques applied in the creative process, based on solid research immersion and gathering information about a given cultural object of study. This process increases the capacity for student learning while also increasing the perception of combined cultural values to a territory.