Incorporar elementos tecnológicos a produtos permite ao designer dar novo significado ao uso daquele determinado artefato, proporcionando a exploração de novas experiências. Nesse contexto, a computação física, caracterizada pela capacidade de tornar computadores sensíveis aos humanos e ao ambiente pode servir como suporte à inovação. Para compreender como aliar essa tecnologia ao design para experiência, este estudo busca identificar a relação entre a computação física e o Design focado na experiência, propondo uma análise qualitativa para auxiliar no entendimento da experiência e dos aspectos tecnológicos de projetos desta natureza. A construção da análise se deu com base em aspectos do design para experiência estudados por autores que abordam suas classificações, estágios e níveis. Concluiu-se que o caráter sensorial da computação física abre espaço para explorações das camadas estéticas da experiência. Além disso, considerou-se a proposta de análise eficaz no auxílio ao designer durante projeto de design para a experiência ligado à computa- ção física.
Embodying technology to projects allows designers to give new meanings to a product’s use, providing the opportunity of exploring new experiences. In this context, physical computing, characterized by its ability to make computers sensitive humans and to the environment can be used as a innovation support. To comprehend how to integrate this technology to Design projects for experience, this research aims to identify the relation between physical computing and Design for experience, introducing a qualitative analysis to help understanding the experience and the technological aspects of projects of this nature. The construction of the analysis is based on Design for experience aspects studied by authors, including classifications, layers and stages of an experience. It was concluded that the sensory aspect of physical computing allows explorations of the aesthetic layers of experience. Furthermore, the proposed analysis was considered effective to assist the designer during the design for experience project linked to physical computing.