Design para o sensível: política e ação social na contemporaneidade

Revista de Ensino em Artes, Moda e Design

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ISSN: 2594-4630
Editor Chefe: Mara Rúbia Sant'Anna
Início Publicação: 01/10/2017
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Design para o sensível: política e ação social na contemporaneidade

Ano: 2018 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Monica Cristina Moura
Autor Correspondente: Monica Cristina Moura | [email protected]

Palavras-chave: Design, Política, Responsabilidade Social

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O Design Contemporâneo atua perante as possibilidades e desafios de compreensão do ser humano em sua complexidade e a leitura e análise deste tempo, das pessoas e suas maneiras de estar no mundo, as possibilidades, expressões, projetos, produtos, objetos, ambientes e serviços – materiais ou imateriais – para dar voz e expressão às diversas sensibilidades e subjetividades diferenciadas (tanto do designer quanto do usuário) alterando métodos e destacando o papel da autoria individual ou coletiva expandindo percepções e diversidades. Tem como objetivo explorar no design contemporâneo o universo do sensível no caminho para a ação política, social e de cidadania a partir da consciência das problemáticas da atualidade. Nesse sentido este texto apresenta uma breve retomada histórica da questão social no campo do design examinando a constituição de novas fronteiras e territórios em sua relação com a sociedade entremeando a estética, a política e a questão do sensível. Toma como referência a “partilha do sensível” de Ranciére e de textos que fundamentam a questão da responsabilidade social dos designers, e como essa questão está sendo tratada na atualidade. O referencial teórico adotado compreende os seguintes autores: Manzini (2015), Rancière (2009), Weber (2008, 2010), Margolin (2006, 2004), Cooper (2005), Heller e Vienne (2003), McCoy (2003), Glaser (2003, 2013), Krippendorf (2000), Redig (1978, 1977), Papanek (1971). Este texto foi desenvolvido a partir do resultado de pesquisas exploratórias com abordagem qualitativa e adota as seguintes etapas metodológicas: revisão de literatura, pesquisa documental e estudos de caso que pautaram as análises e sínteses apresentadas.



Resumo Inglês:

Contemporary Design acts towards the possibilities and challenges of human comprehension in its complexity and the reading and analysis of this time, people and their ways of being in the world, possibilities, expressions, projects, products, objects, environments and services - material or immaterial - to give voice and expression to the different sensitivities and differentiated subjectivities (both designer and user) changing methods and highlighting the role of individual or collective authorship by expanding perceptions and diversities.Its purpose is to explore in contemporary design the universe of the sensitive on the way to political, social and citizenship action based on the awareness of current issues. In this sense, this text presents a brief historical resumption of the social issues in the field of design examining the constitution of new frontiers and territories in their relationship with society intermingling aesthetics, politics and the question of the sensitive. It takes Ranciere's "the share of the sensitive" as a reference and texts that underlie the issue of social responsibility of designers, and how this issue is being addressed today. The theoretical framework adopted includes the following authors: Manzini (2015), Rancière (2009), Weber (2008, 2010), Margolin (2006, 2004), Cooper (2005), Heller and Vienne Glaser (2003, 2013), Krippendorf (2000), Redig (1978, 1977), Papanek (1971). This text was developed from the results of exploratory research with a qualitative approach and adopts the following methodological steps: literature review, documentary research and case studies that guided the analyzes and syntheses presented.