Desigualdade de gênero na direção de museus e exposições de arte: estudo de caso da bienal de São Paulo (1951-2016)

Revista de História Bilros

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ISSN: 2357-8556
Editor Chefe: Prof. Dr. Francisco José Gomes Damasceno
Início Publicação: 30/11/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: História

Desigualdade de gênero na direção de museus e exposições de arte: estudo de caso da bienal de São Paulo (1951-2016)

Ano: 2018 | Volume: 6 | Número: 13
Autores: Mariana Pereira Massafera
Autor Correspondente: Mariana Pereira Massafera | [email protected]

Palavras-chave: desigualdade de gênero, arte, bienal de são paulo, guerrilla girls, feminismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Inspirada nos projetos realizados pelas Guerrilla Girls, que desde meados da década de 1980 denunciam a desigualdade de gênero no mundo artístico, neste trabalho apresento estatísticas que demonstram a persistente subrepresentatividade feminina na direção de instituições de arte. Para além de uma mera contabilidade, e baseando-me na literatura sobre o tema, tentarei problematizar as situações encontradas, discutindo algumas explicações, desdobramentos e alternativas. O foco aqui será enfatizar certas estruturas que levam à menor presença (ou completa ausência em alguns casos) de mulheres nos cargos de direção de museus e exposições, tomando como estudo de caso a Bienal de São Paulo em suas 32 edições (1951-2016). 



Resumo Inglês:

Inspired by Guerrilla Girls’ projects, which since the mid-1980s have denounced gender inequality in the artistic world, in this article I present statistics that reflect the recurrent underrepresentation of women in the direction of art institutions. Beyond mere accounting, I intend to analyze the scenario based on the literature on the subject, discussing some explanations, unfolding events and alternatives. The focus here is to highlight certain structures that lead to the lowest number (or complete absence in some cases) of women in the directorship positions of museum and art exhibitions, taking as a case study the São Paulo Biennial throughout its 32 editions (1951-2016).