A desleitura como tática, ou a Tática da Desleitura: reflexões sobre João Gilberto, Dorival Caymmi e a busca da legitimação de uma identidade artística.

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

A desleitura como tática, ou a Tática da Desleitura: reflexões sobre João Gilberto, Dorival Caymmi e a busca da legitimação de uma identidade artística.

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Tiago de Souza
Autor Correspondente: Tiago de Souza | [email protected]

Palavras-chave: João Gilberto, Dorival Caymmi, identidade, desleitura, táticas Simbólicas.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nesse artigo, de caráter musicológico, faremos uma análise comparativa utilizando duas interpretações da música Rosa Morena: uma do seu próprio autor Dorival Caymmi (1914-2008) e outra de João Gilberto (1931-). A partir da utilização do conceito de Campo, definido por Bourdieu (1996; 2013), iremos abordar o cenário em que o disco Chega de Saudade é lançado. Nossa premissa será que Gilberto, ao utilizar a composição Rosa Morena como base para seus procedimentos artísticos especí- ficos, acaba estabelecendo uma desleitura da obra de Caymmi. Identificada como uma ação deformadora, a desleitura seria uma ferramenta de caráter tático, agindo dentro um ambiente de intensos conflitos e responsável por capitalizar bens simbó- licos para a Bossa Nova, porém, tal economia acontecerá em uma via dupla: ao mesmo tempo em que se fortalecem as especificidades do novo estilo, a desleitura o enfraquece, devido à conexão que se estabelece com a tradição da música popular que Caymmi representa.



Resumo Inglês:

In this article, of a musicology nature, we’ll make a comparative analysis using two interpretations of the music Rosa Morena: the first one by his own composer, Dorival Caymmi (1914-2008), and the other one by João Gilberto (1931- ). From the use of the concept of Field, defined by Bordieu (1996;2013), we’ll approach the scenery in which the album “Chega de Saudade” is released.Our premise is that Gilberto, when using the song “Rosa Morena” as a base for his specific artistic procedures, establishes a misreading of the Caymmi’s work. Identified as a deforming action, the misreading would be a tool of a tactical nature, acting inside an environment of intense conflicts and responsible for capitalize symbolic assets for Bossa Nova, however, such an economy will happen in a double way: in the same time the specificities of the new style becomes stronger, the misreading makes it weaker, due to the conection stablished by the popular music tradition that Caymmi represents