A proposta deste artigo é demonstrar a centralidade da fotografia na pesquisa etnográfica realizada junto à escola budista Honmon Butsuryu-shu (HBS), de origem japonesa e presente no Brasil desde 1908. O intuito consiste em elucidar que o ato fotográfico, mais do que um mero instrumento de pesquisa, permeia a minha relação com a referida comunidade durante todas as inserções em campo, enfatizando a importância das imagens produzidas, tanto para o antropólogo quanto para o grupo estudado. Aqui, busco problematizar a noção de autoria e posse das fotografias, percebendo que tais imagens foram “construídas” (con)juntamente com a HBS em uma relação de coprodução, ressaltando, ainda, o seu poder (re)memorativo e a necessidade de “devolver a imagem”.
The purpose of this article is to demonstrate the centrality of photography in my ethnographic research carried out in the Buddhist school Honmon Butsuryu-shu (HBS). A center of Japanese origin and present at Brazil since 1908. The aim is to elucidate that the photographic act permeated my relation to the community during all my fieldwork, emphasizing the importance of the images produced, both for the anthropologist and for the group studied. Here, I try to concentrate in the notion of authorship of the photographs, realizing that such images were “built” together with the HBS in a coproduction relation, emphasizing their memorial power and the need to “return the image”
La propuesta de este artículo es demostrar la centralidad de la fotografía en la investigación etnográfica por mí realizada junto a la escuela budista Honmon Butsuryu-shu (HBS), de origen japonés y presente en Brasil desde 1908. El propósito consiste en elucidar que el acto fotográfico, más que un mero instrumento de investigación, permeó mi relación con la referida comunidad durante todas las inserciones en el campo, enfatizando la importancia de las imágenes producidas, tanto para el antropólogo cuanto para el grupo estudiado. En este sentido, busco problematizar la noción de autoría de las fotografías, percibiendo que tales imágenes fueron “construidas” junto con la HBS en una relación de coproducción, resaltando, aún, su poder (re)memorial y la necesidad de “devolver la imagen”.
Le but de cet article est de démontrer le rôle central de la photographie dans la recherche ethnographique menée par moi dans l’école bouddhiste Honmon butsuryū-shu (HBS), d’origine japonaise, au Brésil depuis 1908. L’objectif c’est de préciser que l’acte photographique, plus qu’un instrument de recherche, s’est imprégné dans ma relation avec cette communauté dans le terrain de recherche, en insistant sur l’importance des images produites à la fois l’anthropologue et pour le groupe d’étude. Ma première préoccupation c’est d’analyser la notion d’auteur et la propriété des photographies, tout en se rendant compte que ces images ont été “construites” avec HBS dans un rapport de coproduction, soulignant également son pouvoir (re)mémoire et la nécessité de “retourner l’image”.