Há o reconhecimento de que as religiões ainda incidem na vida das pessoas, mesmo ante a pluralidade dos dias atuais. Desta feita, elas podem tanto ser instrumentos de paz ou da discórdia, de desigualdade ou justiça. Como espaço de testemunho da fé, as religiões não podem ser os instrumentos da divisão e da destruição. Assim, tendo firmeza e segurança da realidade de Deus na sua diversidade religiosa, cada expressão de fé é convidada a fazer o movimento do encontro com as outras, não para discutir sobre suas doutrinas ou sobrepor critérios de verdade umas sobre as outras, mas para, com origem na visão de um ponto comum (a realidade Deus) estabelecer critérios para a prática eficaz de uma humanidade que seja digna dos bens que lhe pertencem como criatura de Deus que quer a felicidade e o bem a todos. Afinal de contas o diálogo inter-religioso ou macroecumenismo pressupõe não somente um diálogo de palavras, mas de ações, tendo como origem a convicção de fé pessoal que orienta para a promoção da vida nas suas mais variadas expressões, pela vivência da paz e da justiça. Esse é o fim do verdadeiro diálogo.
There is the recognition that religions still affect people's lives, even in the face of today's plurality, this time they can be instruments of peace or of discord, inequality or justice. As a witness to faith, religions can not be the instruments of division and destruction, this time, having firmness and security of the reality of God present in their religious diversity, every expression of faith is invited to make the movement of the encounter with the Others, not to discuss their doctrines or to superimpose criteria of truth on one another, but to establish criteria for the effective practice of a humanity worthy of the goods which Belongs as a creature of God who wants happiness and good to all. After all, interreligious dialogue or macroecumenism presupposes not only a dialogue of words, but of actions, based on the conviction of personal faith that guides the promotion of life in its most varied expressions, through the experience of peace and justice. This is the end of true dialogue.