O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as questões que dizem respeito à formação estética a partir do ensino contemporâneo da Arte numa escola onde a proposta de educação se funda nos pressupostos marxistas de educação. O nosso trabalho se propõe a realizar um estudo teórico sobre a politecnia a fim de apontar as possibilidades e impossibilidades de se trabalhar nessa perspectiva fazendo-a dialogar com o atual modelo de ensino de Arte dos últimos tempos. Nesse sentido, procurou-se analisar em que medida é possível a formação omnilateral do indivíduo, ou seja, uma formação multilateral e integral do ser humano, e como o ensino de arte pode se engajar nesse processo. Com isso, se estará buscando uma formação que possibilite a produção e fruição de três dimensões, a saber: da ciência, da arte e da técnica.
The purpose of this article is to reflect on the issues that concern aesthetic formation from the contemporary teaching of Art in a school where the proposal of education is based on the Marxist assumptions of education. Our work proposes to carry out a theoretical study about polytechnics in order to point out the possibilities and impossibilities of working in this perspective, making it dialog with the current model of Art teaching of recent times. In this sense, an attempt has been made to analyze to what extent it is possible the omnilateral formation of the individual, that is, a multilateral and integral formation of the human being, and how the teaching of art can be engaged in this process. With this, we will be seeking a training that enables the production and enjoyment of three dimensions, namely: science, art and technology.
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as questões que dizem respeito à formação estética a partir do ensino contemporâneo da Arte numa escola onde a proposta de educação se funda nos pressupostos marxistas de educação. O nosso trabalho se propõe a realizar um estudo teórico sobre a politecnia a fim de apontar as possibilidades e impossibilidades de se trabalhar nessa perspectiva fazendo-a dialogar com o atual modelo de ensino de Arte dos últimos tempos. Nesse sentido, procurou-se analisar em que medida é possível a formação omnilateral do indivíduo, ou seja, uma formação multilateral e integral do ser humano, e como o ensino de arte pode se engajar nesse processo. Com isso, se estará buscando uma formação que possibilite a produção e fruição de três dimensões, a saber: da ciência, da arte e da técnica.