O presente artigo tem como objetivo, à luz da cartografia literária proposta por Franco Moretti, refletir acerca dos deslocamentos espaço-temporais da escritora afro-brasileira Carolina Maria de Jesus, tendo como corpus do estudo as obras Diário de Bitita (1986) e Pedaços de Fome (1963). Lançar o olhar da cartografia nas obras supracitadas nos permite entrever que os deslocamentos da escritora foram forçados, visando sempre o trabalho/subsistência ou a busca de tratamento médico, além disso, permite apreender os modos pelos quais a escritora significa os espaços percorridos por ela. Ademais nota-se São Paulo como a terra prometida que não correspondeu às expectativas. O que propomos aqui foi apenas uma leitura possível acerca das movimentações de Carolina, sob uma perspectiva cartográfica, afinal, conforme Moretti (2003, p. 18), a boa cartografia deve permitir mais do que uma única linha de pensamento.
The present article has as it’s objective, from the light of the literary cartography, proprosed by Franco Moretti, to think about space-time displacements by the afrobrazilian writter Carolina Maria de Jesus, having the works Diário de Bitita (1986) and Pedaços de Fome (1963) as the corpus of the research. By having a look for the cited articles, allow us to detect that the appointments from the author was targeted to look always the Job/Subsistance or the search for medical treatment, besides that, allow us to learn the ways of the author that gives significance to the spaces she approached. In addition, evidences São Paulo as the promissed land that didn’t reach the expectations. What we propose was just a possible reading above the appointments of Carolina, from a cartographic perspective, after all, according to Moretti (2003), the good cartography must permit more than an only way of thinking.