O presente texto discorre sobre a relação entre performance e pedagogia, buscando compreender a pedagogia como um gênero especÃfico de performance. Isso posto, o trabalho procura responder as seguintes questões: que tipologia de discursos opera em situações pedagógicas? Qual é a relação entre o estudante e o professor? Quem ensina? Que tipos de conhecimento e formas de interpretação existem e estão sendo criados no contexto do ensino dos estudos da performance (histórica e sócio-ideologicamente)? Os conceitos e o léxico de Bakhtin constituem, por sua vez, mais que ferramentas metodológicas para a compreensão do ensino como performance; eles são, por assim dizer, a substância e o estilo de uma determinada forma de praticar e pensar o ensino.
The following study dwells on the relationship between performance and pedagogy, and it should be thought of as an attempt to understand pedagogy as a specific genre of performance. Thus, it searches for answers to the following questions: what types of discourse are predominant in pedagogical situations? What is the relationship between the student and the teacher? Who teaches? What kinds of knowledge and ways of interpretation are involved and are being created in the context of teaching performance studies (historical and socio-ideologically)? Bakhtin’s concepts and lexicon are conceived as more than methodological tools for understanding of teaching as performance; they are, in fact, the substance and style of a particular form of practicing and thinking.