Partindo-se de uma analogia entre os sistemas de moda e o mundo das artes, este artigo discute
cinco conceitos que são propostos na teorização da criação de bens culturais como um processo
coletivo: (1) rede de contatos, (2) campo,
(3) economia estética, (4) sistemas de gatekeeping intra e interorganizacionais,
(5) cadeias globais de bens de consumo e marcas globais. O principal problema enfrentado por
todos os sistemas de moda consiste na necessidade de se produzir bens culturais, em intervalos
IARA – Revista de Moda, Cultura e Arte – São Paulo V.1 N. 1 abr./ago. 2008 143
regulares, que serão considerados inovadores sob determinadas condições e onde o nÃvel de
demanda será sempre incerto. Uma vez que sistemas de moda bem sucedidos são raros, este
artigo também procura explicar as condições sob as quais esses sistemas de moda surgem e
como podem exercer influência fora das fronteiras do paÃs. Os principais fatores que afetam as
caracterÃsticas e a visibilidade de tais sistemas são a história e cultura do paÃs, em particular, a
importância das artes e, sobretudo, das artes aplicadas, além da existência de distritos culturais
urbanos, que oferecem um local adequado para esses tipos de organizações, bem como a
disponibilidade de consumidores, capazes de apreciar os tipos de bens culturais que lhe são produzidos.