Introdução: Procede a uma análise textual da fruição participativa do Antville, a mais antiga e maior comunidade virtual de fãs do formato videomusical, à Heaven Can Wait de Charlotte Gainsbourg & Beck (2009). Método: Utiliza uma aplicação da teoria fundamentada em dados ao método etnográfico. Resultados: Os resultados principais da análise passam pelo enquadramento da referida praxis dos membros do Antville num tipo de fruição participativa “forense†geradora de uma forma eloquente de inteligência coletiva que, motivada por caracterÃsticas producentes do texto videomusical. Conclusões: A estrutura verificada desencadeia um tipo de difusão passÃvel de ser conceptualizada como “verticalâ€, isto é, como uma forma complementar das práticas difusoras “horizontais†mais comuns na Web Social (disseminação e propagação).
Introduction: This paper aims a textual analysis of the participative fruition operated by Antville online music video fan community of Charlotte Gainsbourg and Beck’s Heaven Can Wait (2009). Method: Ethnographic method in a grounded theory study. Results: The main results of the analysis are the framing of Antville members’ praxis in the “forensic†fandom practices, which produce a rather eloquent form of collective intelligence fomented by “drillable†producerly features of the music video text. Conclusion: This “drillability†can be conceptualized as a complement of the most common spreadable practices of diffusion on the social web (dissemination and propagation).
Introducción: El presente trabajo tiene como objetivo el análisis textual de la fruición participativa operada por la comunidad amante de vÃdeos en lÃnea Antville frente a la música "Heaven Can Wait", de Charlotte Gainsbourg y Beck (2009). Método: Se utilizó el método etnográfico con basis a un estudio de teorÃa fundamentada en datos. Resultados: Los principales resultados del análisis son la montura de la praxis de los miembros Antville relacionadas a las prácticas de fandom "forense", que se producen de una forma bastante elocuente a partir de la inteligencia colectiva fomentada por caracterÃsticas "explorables" del videotexto musical. Conclusión: Este "perforabilidad" puede conceptualizarse como un complemento de las prácticas más comunes de difusión en la web social (diseminación y propagación).