A dimensão da linguagem na narrativa de Adriana Falcão: análise de algumas artimanhas linguístico-discursivas em Luna Clara & Apolo Onze
e-scrita
A dimensão da linguagem na narrativa de Adriana Falcão: análise de algumas artimanhas linguístico-discursivas em Luna Clara & Apolo Onze
Autor Correspondente: Anete Mariza Torres Di Gregorio | [email protected]
Palavras-chave: Ensino de LÃngua Portuguesa. Leis do discurso. Contrato da literatura.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Este trabalho objetiva inicialmente refletir sobre o ensino de LÃngua Portuguesa,
levando-se em conta a trÃade: leitura/lÃngua(gem)/literatura. Para tal, elege-se uma das obras de
Adriana Falcão, cuja escritura mostra apreço à lÃngua materna. Tendo-se em vista mostrar a
dimensão da linguagem na narrativa de Falcão, apresenta-se – à luz dos estudos de Dominique
Maingueneau – a análise de algumas artimanhas linguÃstico-discursivas em “Luna Clara &
Apolo Onzeâ€. Maingueneau considera válido aplicar as leis do discurso à s produções literárias.
Chama a atenção para o fato de que a enunciação da criação ficcional fundamenta-se nas leis do
discurso, no entanto, não se limita a elas. Cabe ao autor administrar a elaboração de sua obra –
encaixada em um determinado contrato da literatura – visando à não frustração do leitor.
Resumo Inglês:
Initially, this work aims to reflect about the teaching of Portuguese Language, taking
into account the triad: reading/language/literature. For this, one of the works of Adriana Falcão
was elected, whose scripture shows appreciation to the mother tongue. To show the dimension
of the language in the narrative of Falcão, it was presented – based on the studies of Dominique
Maingueneau – the analysis of some linguistic and discursive strategies in Luna Clara & Apolo
Onze. Maingueneau considers valid to apply the speech’s laws to the literary productions. He
draws attention to the fact that the enunciation of the fictional creation is based on the laws of
the speech, but it is not limited to them. It depends on the author to control the elaboration of his
work – belonged to a given contract of literature –not to frustrate the reader.