O pluralismo atual interpela a educação como possibilidade privilegiada para atitudes de diálogo e cooperação entre culturas e credos. De identidade cultural e eclesial, a escola católica (EC) desempenha sua função social a partir dos princípios cristãos que a orientam, assumidos em relação ao carisma religioso específico. Como espaço de evangelização que tem na comunidade educativa uma interlocutora imediata, e frente à conjuntura plural que a constitui, a dimensão ecumênica e inter-religiosa adquire especial relevância, cabendo à Pastoral Escolar (PE) a tarefa de sua articulação sistemática. Analisa-se aqui a identidade e missão da PE nestas perspectivas, a partir de pesquisa bibliográfica nas orientações da Igreja em ponte com teologia ecumênica e das religiões. Resulta a constatação de que a dimensão ecumênica e inter-religiosa é constitutiva da EC, pois sua missão se associa à missão da Igreja, por natureza, dialógica. O dado antropológico, ético e espiritual fundamenta uma autêntica pedagogia da comunhão e de serviço evangélico a serem assumidos pela PE. Conclui-se que, fiel à sua eclesialidade, a EC encontra no diálogo ecumênico e inter-religioso um meio de integrar a pluralidade e promover uma cultura do diálogo, de modo que se estabelece entre eles uma relação de exigência mútua.
Today's pluralism challenges education as a privileged opportunity for dialogue and cooperation between cultures and creeds. Of cultural and ecclesial identity, the Catholic School (CE) performs its social function from the Christian principles that guide it, assumed in relation to the specific religious charism. As an area of evangelization that has an immediate interlocutor in the educational community, the ecumenical and interreligious dimension acquires special relevance, and it is the responsibility of the Pastoral Care (PC) to systematically articulate it. We analyze the identity and mission of the PC in these perspectives, from a bibliographical research in the orientations of the Church in bridge with ecumenical theology and of the religions. It is clear that the ecumenical and interreligious dimension is constitutive of the CE, because its mission is associated with the mission of the Church, by its nature, dialogical. The anthropological, ethical and spiritual data base an authentic pedagogy of communion and evangelical service to be assumed by the PC. It is concluded that, in keeping with its ecclesial nature, the EC finds in ecumenical and interreligious dialogue a means of integrating plurality and promoting a culture of dialogue, so that a relationship of mutual need is established between them.