O lançamento no Brasil da quarta temporada da série norte-americana da Netflix, House of Cards, em março de 2016, entrelaçou ficção e realidade por meio de processos de produção, circulação e apropriação típicos da dinâmica transmídia. Busca-se compreender a singularidade desse processo comunicacional com base na seguinte indagação: em que medida a cultura participativa dos fãs opera como fator de incremento da dinâmica transmídia em processos comunicacionais que mesclam política e entretenimento, tal como observado durante o lançamento da quarta temporada de House of Cards no Brasil? A análise baseou-se em coleta manual na página oficial brasileira de House of Cards (/HouseofCards) e na página criada por fãs brasileiros (/PortalHouseofCards), ambas no Facebook. Conclui-se que a cultura participativa dos fãs opera como fator de incremento da dinâmica transmídia na perspectiva da expansão, continuidade, imersão e construção de universos, conforme princípios descritos por Jenkins (2009).
The fourth season of the Netflix's american series, House of Cards, premiere was aired in march 2016, merging fiction and reality through production processes of circulation and appropriation that are typical of transmedia dynamics. We aim to understand the uniqueness of this communication process based on the following question: to what extent does participatory fan culture operates as increased transmedia dynamic factor in communication processes that mix politics and entertainment, as observed during the premiere of the fourth season House of Cards in Brazil? The analysis was based on manual gathering in the Brazilian official page of House of Cards (/HouseofCardsBrasil) and on page created by Brazilian fans (/ PortalHouseofCards), both on Facebook. It is concluded that the participatory fan culture operates as an increase factor of transmedia dynamics from the perspective of expansion, continuity, immersion and building universes, according to principles described by Jenkins (2009).