A problemática da pesquisa refere-se à s dinâmicas de poder entre agentes no que concerne à preservação e ao uso de um patrimônio ferroviário em Arcoverde, no sertão pernambucano. A história dessa cidade perpassa também a história da Estação Arcoverde. A Estação, inaugurada em 1912 e desativada por volta da década de 1980, foi ocupada por um grupo de artistas em 2001 para a realização de atividades culturais. Esses artistas vêm relatando a situação precária da infraestrutura e exteriorizando o embate em que se encontram, já que o monumento, oriundo da extinta Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima – RFFSA, com a Lei 11.483/2007, passou a pertencer a União e atualmente o Instituto do Patrimônio Histórico e ArtÃstico Nacional – IPHAN está negociando junto à Prefeitura de Arcoverde a cessão do espaço. Entretanto, os artistas não querem perder o espaço que ocupam desde 2001. O trabalho buscou responder à seguinte questão: como ocorrem as relações de poder entre os agentes do campo da cultura no que se refere à preservação e ao uso da Estação Arcoverde? A perspectiva teórico-metodológica que deu suporte ao entendimento dessas relações foi a teoria dos campos sociais de Bourdieu, pois fornece os conceitos necessários para captar as dinâmicas de poder. Concluiu-se que o IPHAN-PE comporta-se à s regras do jogo, impostas pelo Estado. Já a Prefeitura de Arcoverde e a Associação Estação da Cultura não se conformaram à s regras impostas pelo Estado, desafiando a situação existente.
The research problem refers to the power dynamics among agents regarding the preservation and use of railway assets in Arcoverde, located in the interior of Pernambuco,Brazil. The history of this city also permeates the history of Arcoverde Station. The Station was inaugurated in 1912 and deactivated in 1980, was occupied by a group of artists in 2001 with the purpose of holding cultural activities. These artists have reported precarious situation of the Station’s infrastructure and externalizing the clash in which they are, since the monument, which was originally part of the extinct Federal Railway Network Anonymous Society – RFFSA, with the Law 11.483/2007, became part of the union and currently the Institute of Historic and Artistic, and Patrimony (IPHAN) and the City of Arcoverde, regarding its assignment. However, the artists do not want lose the space that they have been occupying since 2001. This research aimed to answer the following question: how are the power relations established among the agents in the culture field, about the preservation and use of Arcoverde Station? The theoretical and methodological perspective that based the understanding of these relations was Bourdieu’s social field theory due to the fact that it provides necessary concepts to capture those power dynamics. It was concluded that IPHAN behaves according to the game rules, which are imposed by the State. On the other hand, the public administration of Arcoverde city and the Station of Culture Association do not accept the rules imposed by the State, defying the status quo.