Este texto, derivado de uma pesquisa em andamento, problematiza a teledramaturgia e suas funções narrativas, observando a telenovela Império e outras tramas de Aguinaldo Silva. Dialoga com as proposições de Gordillo (2010), Martín-Barbero (2004; 2014), Bulhões (2009), Paiva (2010), Lopes (2009), a fim de compreender as estratégias de verossimilhança e surrealismo que permeiam o universo da ficção e o tornam fértil ambiente de fruição para os sentidos plurais que mobilizam o imaginário coletivo. Aborda a concepção de realismo fantástico, na tentativa de pensar quais estratégias midiáticas fomentam a ressonância e a mediação desses produtos. Por fim, sugere aportes teórico-metodológicos para possíveis análisesda ficção seriada.
This text, derived from a search in progress, the contemporaritys teledramaturgia and their functions narratives, observing the telenovela Empire and other wefts Aguinaldo Silva. Dialoguing with the propositions Gordillo (2010), Martín-Barbero (2004; 2014), Bulhões (2009), Paiva (2010), Lopes (2009), in order to understand the strategies of verisimilitude and Surrealism that permeate the universe of science fiction and make it fertile environment of enjoyment for all the senses plural which mobilise the collective subconscious. Discusses the design of fantastic realism, in an attempt to think what strategies do media purvey the magnetic resonance and the mediation of these products. Finally, suggests methodological-theoretical intakes for possible analyzes of science fiction serial manner.