Dinâmicas Regionais de Mercado de Trabalho: uma análise a partir do Mercado de Trabalho na Cidade de Santa Cruz do Sul (RS).

Ágora

Endereço:
Avenida Independência, 2293 - Bloco 5, Sala 506 - Universitário
Santa Cruz do Sul / RS
96815-900
Site: http://online.unisc.br/seer/index.php/agora/index
Telefone: (51) 3717-7378
ISSN: 1982-6737
Editor Chefe: Virginia Elisabeta Etges
Início Publicação: 28/02/1995
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: História

Dinâmicas Regionais de Mercado de Trabalho: uma análise a partir do Mercado de Trabalho na Cidade de Santa Cruz do Sul (RS).

Ano: 2015 | Volume: 17 | Número: 1
Autores: M. A. Cadoná, C. H. Góes
Autor Correspondente: M. A. Cadoná | [email protected]

Palavras-chave: dinâmicas regionais, mercado de trabalho, emprego, desemprego, condições de trabalho

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo analisa como dinâmicas regionais de desenvolvimento condicionam a organização dos mercados de trabalho, mas, também, as condições de trabalho das pessoas que vivem do trabalho. Tomando como referência empírica pesquisa realizada na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), cuja economia é fortemente dependente da presença de indústrias fumageiras, atenta-se para o modo como as particularidades regionais contribuem para a definição das formas de empregabilidade e de uso da força-de-trabalho, mas, também e inclusive, das formas de desemprego.



Resumo Inglês:

This article analyzes the regional development dynamics affect the organization of labor markets, but also the working conditions of people living labor. Taking as reference empirical research conducted in the city of Santa Cruz do Sul (RS), whose economy is heavily dependent on the presence of tobacco industries, attentive to how regional differences contribute to the definition of the forms of employ
ability and use strength-of-work, but also and even the forms of unemployment.