DINÂMICAS TERRITORIAIS E SABER LOCAL EM TORNO DE CONFLITOS EM UM BAIRRO ATINGIDO PELO DESASTRE DE 2011 EM NOVA FRIBURGO (RJ)

Argumentos

Endereço:
Avenida Rui Braga - Vila Mauricéia
Montes Claros / MG
39401-089
Site: http://www.periodicos.unimontes.br/argumentos
Telefone: (38) 3229-8039
ISSN: 2527-2551
Editor Chefe: Gustavo Dias
Início Publicação: 20/06/2017
Periodicidade: Semestral

DINÂMICAS TERRITORIAIS E SABER LOCAL EM TORNO DE CONFLITOS EM UM BAIRRO ATINGIDO PELO DESASTRE DE 2011 EM NOVA FRIBURGO (RJ)

Ano: 2020 | Volume: 17 | Número: 1
Autores: Maria Suellen Timoteo Correa
Autor Correspondente: Correa, Maria Suellen Timoteo | [email protected]

Palavras-chave: Desastres. Dinâmicas Territoriais. Participação Comunitária. Saber Local

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A presente análise trata de formas em que a participação social e política pela reconstrução de espaços atingidos por catástrofes de chuvas podem repercutir nas transformações da relação do Poder Público com comunidades e nas políticas públicas urbanas. Pretende-se apresentar o saber local presente nas disputas territoriais e no acesso a espaços técnicos e a políticas públicas de gestão de desastre e de planejamento urbano. Para tanto, é apresentada parte da minha pesquisa de mestrado, envolvendo o estudo de caso da participação política de moradores do bairro Córrego D’Antas, em Nova Friburgo (RJ), em prol da reconstrução da localidade e de melhorias nos serviços, após terem sido atingidos pelo desastre envolvendo chuvas, enchentes e deslizamentos de terra em janeiro em 2011. Serão aprofundados casos ligados a algumas obras e reuniões de revisão do Plano Diretor no bairro, em 2014, no contexto pós-desastre. A participação através da Associação de Moradores do bairro e o acionamento de novos saberes na esfera política são tomados como exemplo neste artigo, de forma a trazer reflexões sobre a afirmação de territorialidades em contextos de desastres urbanos.