O presente artigo discute aproximações entre teatro e ritual, bem como a possibilidade de utilização da poética mítica de Dioniso como referencial metodológico, nos estudos teatrais. Utiliza reflexões sobre o processo criativo do espetáculo NJILAS: Dance e Esqueça suas Dores e a própria metodologia de trabalho artístico do Laborsatori Teatro como referência experimental das ideias que se propõe a discutir. Neste âmbito, conclui pela necessidade de se rediscutir as distinções entre teatro e ritual e propõe a abertura das pesquisas práticas em teatro a elementos imponderáveis e não passíveis de controle, como forma de revitalizar o poder transformador da cena.
This paper discusses similarities between theater and ritual, as well as the possibility of using the Dionysian mythical poetics of the framework in theater studies. Uses reflections on the creative process of the NJILAS – Dance and Forget your Pains show, own artwork methodology of Laborsatori Teatro, as experimental reference of the ideas is to discuses. In this context, it concludes the need to revisit the distinctions between theater and ritual and proposes the opening of practical research in theater imponderables and not subject to control, as a way to revitalize the transforming power of the scene.