Direitos Sexuais no Sistema Interamericano de Direitos Humanos: o caso Atala Riffo como expressão da cidadania sexual

Cadernos Eletrônicos Direito Internacional sem Fronteiras

Endereço:
Rua Olímpio Reis - 283 - Santa Helena
Juiz de Fora / MG
36015-170
Site: https://www.cadernoseletronicosdisf.com.br/cedisf
Telefone: (32) 3212-9465
ISSN: 2675-2514
Editor Chefe: Vinicius V. Abrantes
Início Publicação: 01/07/2019
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Economia

Direitos Sexuais no Sistema Interamericano de Direitos Humanos: o caso Atala Riffo como expressão da cidadania sexual

Ano: 2021 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: André Luiz Pereira Spinieli, Anita Ferreira Contreiras
Autor Correspondente: André Luiz Pereira Spinieli | [email protected]

Palavras-chave: Atala Riffo y Ninãs, Direitos sexuais, Corte Interamericana de Direitos Humanos, Cidadania sexual

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A partir de processos contínuos de revalorização e reconhecimento jurídico-social das minorias sexuais no cenário latino-americano, a emergência da cidadania sexual aparece como mecanismo apto a possibilitar a democratização do espaço público e a paridade de participação das pessoas pertencentes às minorias sexuais nas diferentes formas de exercício de direitos humanos, além de funcionar como importante mecanismo para a eliminação das relações sociais hierárquicas estabelecidas entre a população LGBTQIA+ e os sujeitos heterossexuais. Sentenciada em 2012, a primeira decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos envolvendo direitos sexuais e reprodutivos consiste no caso Karen Atala Riffo y Niñas v. Chile, que culminou na condenação chilena pela violação dos direitos sexuais da vítima, sobretudo pela premissa arguida por seu ex-marido no sentido de que sua convivência com outra mulher influenciaria negativamente o desenvolvimento de suas filhas. Este artigo tem como objetivo discutir os impactos do caso em questão como expressão da cidadania sexual no contexto interamericano. Metodologicamente, o artigo se fundamenta na pesquisa descritiva documental, em que o desenvolvimento é realizado de acordo com a literatura sobre os direitos da cidadania sexual e com a narrativa apresentada na sentença. Conclui-se que, além de recurso retórico, considerar a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Atala Riffo y Niñas v. Chile como expressão da cidadania sexual no contexto interamericano significa reconhecer suas características próprias de veículo da narrativa de luta por acesso a direitos humanos, movida desde as reivindicações da vítima diante da violação institucionalizada de seus direitos sexuais.



Resumo Espanhol:

A partir de procesos continuos de revalorización y reconocimiento legal y social de las minorías sexuales en el escenario latinoamericano, el surgimiento de la ciudadanía sexual aparece como un mecanismo capaz de posibilitar la democratización del espacio público y la paridad de participación de personas pertenecientes a minorías sexuales en diferentes formas de ejercicio de los derechos humanos, además de funcionar como un mecanismo importante para la eliminación de las relaciones sociales jerárquicas que se establecen entre la población LGBTQIA + y los sujetos heterosexuales. Condenado en 2012, la primera decisión de la Corte Interamericana de Derechos Humanos sobre derechos sexuales y reproductivos se encuentra en el caso Karen Atala Riffo y Niñas vs. Chile, que culminó con la condena chilena por la violación de los derechos sexuales de la víctima, sobre todo por la premisa argumentada por su ex marido en el sentido de que su relación con otra mujer influiría negativamente en el desarrollo de sus hijas. Este artículo tiene como objetivo discutir los impactos del caso en cuestión como expresión de ciudadanía sexual en el contexto interamericano. Metodológicamente, el artículo se basa en una investigación documental descriptiva, en la que el desarrollo se realiza de acuerdo con la literatura sobre los derechos de la ciudadanía sexual y con la narrativa presentada en la oración. Se concluye que, además del recurso retórico, considerar la decisión de la Corte Interamericana de Derechos Humanos en el caso Atala Riffo y Niñas vs. Chile como expresión de ciudadanía sexual en el contexto interamericano significa reconocer sus propias características como vehículo para la narrativa de la lucha por el acceso a los derechos humanos, impulsada por las demandas de la víctima ante la violación institucionalizada de sus derechos sexuales.