DISCURSO DA SÁTIRA NO ROMANCE ANGOLANO CONTEMPORÂNEO: UM ITINERÁRIO DA CONTRAMÃO ECOSÓFICA

Revista Athena

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ISSN: 2237 - 9304
Editor Chefe: Agnaldo Rodrigues da Silva
Início Publicação: 30/06/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras

DISCURSO DA SÁTIRA NO ROMANCE ANGOLANO CONTEMPORÂNEO: UM ITINERÁRIO DA CONTRAMÃO ECOSÓFICA

Ano: 2018 | Volume: 15 | Número: 2
Autores: Joaquim João Martinho1
Autor Correspondente: Joaquim João Martinho1 | [email protected]

Palavras-chave: Romance angolano contemporâneo; Discurso da sátira; Nação angolana; Três ecologias; Contextos polifónicos.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto propõe a leitura de dois romances: O reino das casuarinas (2014) e A acácia e os pássaros (2016), obras de José Luís Mendonça e Manuel Rui, respectivamente. As duas narrativas produzidas em pleno século XXI, do histórico-político angolano, encenam os questionamentos pela não consumação do projecto de sociedade, a hastear a bandeira da igualdade, das liberdades e do bem-estar colectivo, problematizando, desse modo, o abandono dos ideais e das expectativas da Independência Nacional angolana. Por conseguinte, através de uma leitura ancorada no comparativismo literário, procuramos analisar o fio dialógico entre os dois romances. Assim, esperamos demonstrar como a ficcionalização do sociopolítico angolano evidencia um socius enfermo e fissurado, deflagrado num discurso satírico (HUTCHEON, 2000; 1985); (HANSEN, 1990), cuja proposta desemboca nas três ecologias de Félix Guattari (2001), fluxos para uma nova relação ético-política, no universo angolano, enquanto desiderato sine qua non para a efectivação do projecto de Nação. Por fim, convocamos para o diálogo Peter Sloterdijk (2000).



Resumo Inglês:

This text proposes the reading of two novels: The Kingdom of Casuarinas (2014) and Acacia and the birds (2016), works by José Luís Mendonça and Manuel Rui, respectively. The two narratives produced in the twenty-first century of the Angolan political-historical stage the questions about the non-consummation of the project of society, to raise the banner of equality, liberties and collective well-being, thus problematizing the abandonment of ideals and of the expectations of the Angolan National Independence. Therefore, through a reading anchored in literary compartivism, we try to analyze the dialogical thread between the two novels. Thus, we hope to demonstrate how the fictionalization of the Angolan sociopolitical shows a diseased and fissured socius, triggered in a satirical discourse (HUTCHEON, 2000, 1985); (HANSEN, 1990), whose proposal leads to the three ecologies of Felix Guattari (2001), flows towards a new ethical-political relationship in the Angolan universe, as a sine qua non desiderato for the realization of the Nation project. Lastly, we called Peter Sloterdijk (2000) for dialogue.