O presente artigo apresenta resultados parciais de trabalho de mestrado. Consiste em uma análise discursiva do filme O senhor dos anéis: a sociedade do anel, em consonância com o estudo acerca dos mitos perpassados neste filme. Esses se destacam como uma necessidade intrínseca à linguagem; o mito não se opõe à verdade, é entendido como um modo de significação. Elegemos também para nossa análise os princípios concernentes à Análise de Discurso (AD), por propiciarem um arcabouço teórico que nos permite compreender o trabalho da ideologia, o gesto interpretativo, as relações simbólicas entre os sujeitos. Ressaltamos ainda a discussão acerca do discurso midiático, ligado à instância do poder; do cinema, como fato de linguagem, com peculiaridades que possibilitam efeito de sentido em sua composição textual. O cinema dispõe de imagem e palavra, as quais demandam uma organização interna própria, numa relação semiológica. Julgamos a propagação da mídia cinematográfica como um meio propício para a disseminação de discursos. Daí a relevância desta pesquisa. Como aporte teórico, dispomos dos postulados de Barthes (2007), Bernardet (1985), Cassirer (1972), Charaudeau (2007), Foucault (1997a; 1997b; 2003; 2009), Nazario (2005), Orlandi (2008; 2012), Pêcheux (1997), Ramnoux (1977), Tressider (2003), White (2013).
This article presents the results of master thesis. It consists of a discursive analysis of the film The Lord of the Rings: the fellowship of the ring, in line with the study about this film steeped in myths. These myths stand out as an intrinsic need to language; the myth is not opposed to truth, but it’s understood as a mode of signification. We chose to our analysis the Discourse Analysis (DA) principles, because they encourage a theoretical framework that allows us to understand the work of ideology, the interpretive gesture and the symbolic relationships between subjects. We also emphasize the discussion of media discourse on the instance of power; cinema, as a fact of language, with peculiarities that enable meaning effect in its textual composition. The cinema features images and words, which require their own internal organization, in a semiotic relationship. We believe the spread of film media as a suitable medium for the discourses’ dissemination. Because of that, we justify this research’s relevance. As a theoretical contribution, we studied Barthes (2007), Bernardet (1985), Cassirer (1972), Charaudeau (2007), Foucault (1997a; 1997b; 2003, 2009), Nazario (2005), Orlandi (2008; 2012), Pêcheux (1997), Ramnoux (1977), Tressider (2003), White (2013).