Discursos e representações sobre corpo feminino e beleza no contexto da pós-modernidade

Opsis

Endereço:
AV. DR. LAMARTINE PINTO DE AVELAR 1120 Caixa Postal: 536
Catalão / GO
75704120
Site: http://www.revistas.ufg.br/index.php/opsis
Telefone: (64) 3441-5309
ISSN: 15193276
Editor Chefe: Teresinha Maria Duarte
Início Publicação: 30/04/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Discursos e representações sobre corpo feminino e beleza no contexto da pós-modernidade

Ano: 2013 | Volume: 13 | Número: 2
Autores: F. L. Alves, E. P. Barros, T. M. R. Schroeder
Autor Correspondente: F. L. Alves | [email protected]

Palavras-chave: Corpo feminino, Gênero; Culto ao corpo; Pós-modernidade; Teoria Social. / Female body; gender; body worship; post-modernity; social theory / Cuerpo femenino, Género; Culto al cuerpo; Postmodernidad; Teoría Social

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente texto trata dos discursos e das representações sobre o culto
ao corpo feminino, junto com suas formas acessórias de embelezamento e femi
-
nilidade, sob uma perspectiva contemporânea. O contemporâneo, aqui, se inse
-
re na interseção entre o moderno-pós-moderno. O cruzamento dessa natureza,
que alguns identificam como a emergência da “pós-modernidade” (Maffesoli),
procura observar, dentro de uma postura fenomenológica, o ambiente societal
de manifestação do corpo feminino. Neste trabalho procuramos compreender
as implicações da temática corporalidade na teoria social contemporânea, tendo
como problemática os discursos e as representações sobre o corpo feminino.
Dito de outro modo, a questão que aqui se apresenta é: se o culto ao corpo não
é uma criação da pós-modernidade, mas ao mesmo tempo a pós-modernidade
lhe traz algumas implicações próprias, como a teoria social contemporânea tem
explicado esse fenômeno? De que maneira têm sido interpretadas sociologica-
mente essas coerções estéticas que possuem a tríade magreza/juventude/beleza
como objetivo final, mesmo que para isso seja necessário efetuar uma série de
sacrifícios em nome da pedagogia do corpo?



Resumo Inglês:

This
paper deals with the
discourses and
representations about
the cult
of the female body,
together with its
accessory forms
of
beautification and
femi
-
ninity, from a contemporary perspective.
The
contemporary,
here,
is inserted
at
the intersection
between the modern-post-modern.
The crossing
of this nature,
which
some identify
as the emergence
of ”post-modernity”
(Maffesoli),
tries to
observe,
within a
phenomenological attitude,
the
societal environment
of mani
-
festation
of the female body.
In this
paper we seek to
understand its implica
-
tions
in
contemporary social theory.
In other words,
the question
presented here
is:
how
contemporary social theory
has
explained
this phenomenon
if the
cult
of the body
is not a creation
of postmodernity?
How
these
have been inter
-
preted
sociologically
in terms of
the triad
thinness
/
youth
/
beauty as
ultimate
goal,
even if it
is
necessary to make
a number of sacrifices
on behalf
of the peda
-
gogy
of the body?



Resumo Espanhol:

El presente texto trata de los discursos y de las representaciones sobre
el culto al cuerpo femenino, junto con sus formas accesorias de embellecimiento
y femineidad, bajo una perspectiva contemporánea. El contemporáneo, acá, se
inserta en la intersección entre el moderno-postmoderno. El cruzamiento de
esa naturaleza, algunos identifican como la emergencia de la “postmodernidad”
(Maffesoli), procura observar, dentro de una postura fenomenológica, el ambi
-
ente societal de manifestación del cuerpo femenino. En este trabajo procuramos
comprender las implicaciones de la temática corporalidad en la teoría social con
-
temporánea, teniendo como problemática los discursos y las representaciones
sobre el cuerpo femenino. Dicho de otro modo, la cuestión que acá se presenta
es: ¿si el culto al cuerpo no es una creación de la postmodernidad, pero al mismo
tiempo la postmodernidad trae algunas implicaciones propias, como la teoría so
-
cial contemporánea tiene explicado eses fenómeno? ¿De qué manera tiene sido
interpretadas sociológicamente esas coerciones estéticas que poseen la tríade del
-
gadez/juventud/belleza como objetivo final, mismo que para eso sea necesario
efectuar una serie de sacrificios en nombre de la pedagogía del cuerpo?