Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão

Ano: 2019 | Volume: 3 | Número: 36
Autores: Ana Socorro Ramos Braga
Autor Correspondente: Ana Socorro Ramos Braga | [email protected]

Palavras-chave: memória, teatro maranhense, Aldo Leite, Grupo TEMA

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo trata da formação do ator no século XX no Maranhão, tomando como ponto de partida as entrevistas reunidas no livro Memória do Teatro Maranhense, de Aldo Leite (2007). Utilizo a noção de discursode Michel Foucault (1997), para identificar quem fala, e o que essas falas revelam sobre a formação de atores e atrizes. Com esse objetivo, seleciono o que os entrevistados dizem sobre o ingresso no teatro, as habilidades ou tipos físicos solicitados pelos diretores, os grupos, os locais de ensaios e o período de tempo dedicado ao teatro, compondo um quadro de formação de ator. Por fim, aponto questões complementares ao que não foi revelado no recorte adotado por Aldo Leite, de modo a contribuir com a escrita da memória do teatro maranhense na perspectiva do ator e de sua formação



Resumo Inglês:

This article is the result of a survey of the actor/actress training in the twentieth century, in Maranhão State, taking as a starting point interviews with theater directors, compiled in the book “Memory of Maranhão Theatre” (Leite, 2007). Based on the concept of “discourse” (Foucault, 1997), I try to identify the speaker, and what those words reveal about the actor and actress training courses. For this purpose, I select what the respondents say about their entry into the theater studies, the skills or physical types requested by the directors, the theatre groups, rehearsal locations and also about the time they dedicated themselves to the theatre, composing an actor/actress training chart. At last, I point out some complementarians questions to what was not revealed in the approach made by Aldo Leite, in order to contribute to the writing of the memory of Theatre of Maranhão from the perspective of the actor/actress and his/her formation.