Distribuição espaço-temporal dos metais Ba, Ca, K, Mn e na nos sedimentos superficiais do Furo da Laura, Amazônia Oriental, Brasil.

Boletim Técnico Científico do Cepnor

Endereço:
Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme
Belém / PA
66.077-830
Site: https://cepnor.ufra.edu.br/index.php?journal=tjfas&page=index
Telefone: (91) 3210-5259
ISSN: 1676-5664
Editor Chefe: Nuno Filipe Alves Correia de Melo
Início Publicação: 31/12/1999
Periodicidade: Anual

Distribuição espaço-temporal dos metais Ba, Ca, K, Mn e na nos sedimentos superficiais do Furo da Laura, Amazônia Oriental, Brasil.

Ano: 2015 | Volume: 15 | Número: 1
Autores: M. W. de Lima, M. de L. S. Santos, N. F. A. C. de Melo, K. do C. F. Faial, M. de O. Lima & D. M. Nunes
Autor Correspondente: M. W. de Lima | [email protected]

Palavras-chave: Sedimentos, ação antrópica, metais

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Uma das grandes preocupações ecológicas da atualidade refere-se aos impactos ambientais provocados
pela liberação natural e, principalmente antrópica de compostos orgânicos e inorgânicos, tendo com destino final a água e posteriormente os sedimentos, desta forma, sendo de fundamental importância estudos nesse compartimento pelo seu caráter acumulativo e seu papel na ressuspensão de compostos químicos. O presente estudo objetivou avaliar a distribuição espacial e temporal dos metais pesados Ba, Ca, K, Mn e Na, presentes nos sedimentos de fundo do Furo da Laura, nordeste do Pará. Os sedimentos de fundo foram coletados em quatro pontos, durante seis meses com auxílio de uma draga Ekman-Birge. Os metais determinados por espectrometria de emissão ótica com plasma induzido (ICP OES). Foi verificado que as maiores concentrações ocorreram nos meses de menor pluviosidade, com concentrações de 4352 mg.Kg-1 para o Na, 8784 mg.Kg-1 para K, 747 mg.Kg-1 para Mn, 524,3 mg.Kg-1 para Ca e 211,5 mg.Kg-1 para o Ba. As concentrações dos metais avaliados nos sedimentos de fundo no estuário Furo da Laura
sugerem haver influencia sazonal e dos efeitos de maré.