A DITADURA CIVIL-MILITAR E O ENSINO DE HISTÓRIA: O JOGO ARQUIVO 7.0

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ISSN: 2318-1729
Editor Chefe: André Cabral Honor
Início Publicação: 08/07/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: História

A DITADURA CIVIL-MILITAR E O ENSINO DE HISTÓRIA: O JOGO ARQUIVO 7.0

Ano: 2019 | Volume: 7 | Número: 13
Autores: Caríssimi, Laura; Radünz, Roberto
Autor Correspondente: Caríssimi, Laura | [email protected]

Palavras-chave: história do tempo presente; ditadura civil-militar; jogos; ensino de história

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Temas sensíveis no ensino de História exigem dos professores uma preparação especial, no sentido de  envolverem  os  alunos  na  construção  do  conhecimento.  O  tema  em  questão  neste artigo  sofre daquilo  que  os  teóricos  do  Tempo  Presente  chamam  de  pressão  dos  contemporâneos,  ou  seja,  a existência  de  testemunhas  que  podem  contraditar  as  concepções  históricas.  Em  razão  dos problemas  envolvendo  o  tema  da ditadura civil-militar,  esta  proposta  utiliza  o  jogo  de  tabuleiro Arquivo  7.0para  analisara  conjuntura.  O  jogo  está  ambientado  no  período  e  tem  como protagonistas  desaparecidos  políticos  em  circunstâncias  distintas.  O  desafio  lúdico  foi  validado numa turma do ensino fundamentalem Caxiasdo Sul (RS), onde os alunosseguiram uma proposta de sequência didática. O artigo apresenta os resultados dessa experiência.



Resumo Inglês:

Sensitive themes in History teaching demand a special preparation from the teachers, in the sense of evolving the students in the knowledge construction. The theme under discussion in this paper suffers  from  what  is  called,  by  the  Present  Time  theorists,  contemporaries  pressure,  that  is,  the existence of witnesses who can contradict the historicalconceptions. Because of the problems that evolve  the military dictatorship  theme,  the  present  proposal  uses  the  board  game 7.0  Archiveto analyze theconjecture. The game is settled in the period and has as protagonists missing politicians in  different  circumstances.  The  playful  challenge  was  verified  in  an  elementary  school  classin Caxias do Sul (RS),that followed as a proposal andinstructional sequence. The paper presents the results of theexperience.