A codificação da evidencialidade é uma área pouco estudada nas línguas da família Yuto-Asteca, apesar de ser possível encontrar vestígios desta categoria na maioria dos membros desta família (Thornes 2018). O Norogachi rarámuri tem pelo menos três marcadores diferentes de evidencialidade: reportada, auditiva e inferencial. Nem todas as línguas têm uma categoria gramatical de evidencialidade e, em muitas que a têm, é comum que esses marcadores estejam intimamente relacionados a outras categorias, como aspecto, tempo ou modalidade (Aikhenvald 2018; Forker 2018; Hengeveld 2011). Este trabalho enfoca a codificação da evidencialidade reportada, que distingue dois graus de distância em relação ao falante: informação de segunda mão reportada com o morfema -ru, e informação de terceira mão com -la ruwá, esta última relacionada ao aspecto anterior. Levando em conta a correlação entre aspecto e evidencialidade, proponho um quarto membro da categoria evidencial no Norogachi rarámuri, o marcador evidencial direto não especificado -li, que tem uma relação histórica com o aspecto perfectivo. Este trabalho se concentra em descrever os marcadores em sua função aspectual e como estes deram origem às funções evidenciais.
The encoding of evidentiality in Uto-Aztecan languages has not received special attention in the descriptions available, even though it is a grammatical category that manifests itself in the vast majority of these languages(Thornes2018). Norogachi Rarámuri is an Uto-Aztecan language that shows at least a three-way distinction regarding source of the information: reportative, auditive and inferential. Even though not all of the world’s languages have grammaticalized evidentiality, these markers of evidentiality are often closely related to other grammatical categories such as aspect, tense and modality(Aikhenvald 2018;Forker 2018;Hengeveld 2011). This paper focuses on describing the encoding of the reportative evidential, which distinguishes two degrees of distance from the point of view of the speaker: second-hand information through the morpheme-ru, and third-hand information by means of-la ruwá,the latter historically related to the anterior aspect. Motivated by the frequent correlation between aspect and evidentiality, I argue that Norogachi Rarámuri is better understood as having a fourth member within its evidentiality system, which expresses direct unspecified evidence. This fourth distinction is related to the perfective aspect. This paper describes both the aspectual functions of the aforementioned markers and how these acquired evidential meanings.