Do ato de ver ao olhar que se mostra: observações psicanalíticas e filosóficas da obra de arte
Natureza Humana Revista Internacional de Filosofia e Psicanálise
Do ato de ver ao olhar que se mostra: observações psicanalíticas e filosóficas da obra de arte
Autor Correspondente: A. C. Bitencourt | [email protected]
Palavras-chave: esquize; olhar estrangeiro; horizonte invisÃvel; criação; visibilidade anônima.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Neste estudo pretendemos explorar a esquize do olho e do olhar na pintura a partir da
leitura lacaniana de O visÃvel e o invisÃvel, de Merleau-Ponty. Se, de um lado, o ato de ver apreende
os objetos do mundo cultural e os ultrapassa, de outro, há o olhar como aquilo que se mostra ao
observador, desorganizando seu campo perceptivo. Esse olhar de fora, que nos percebe e nos
arrebata, é concebido por Lacan como o registro do Real e descrito por Merleau-Ponty como o
“olhar estrangeiroâ€. Qual outrem, esse “olhar estrangeiro†vem surpreender o pintor (e o
espectador), brotando do fundo do horizonte invisÃvel, inesgotável, e inscreve-se continuamente,
produzindo desejos e incitando o artista a elaborar novas criações. Nesse sentido, este trabalho
tem por objetivo investigar a leitura que Lacan fez de Merleau-Ponty no Seminário XI acerca do
olhar como estranhamento a partir de O visÃvel e o invisÃvel, bem como suas implicações na
“visibilidade anônima†que habita a obra de arte.
Palavras-chave: esquize; olhar estrangeiro; horizonte
Resumo Inglês:
In this research we intend to analyze the eye squize and the looking in the painting
from the Lacanian reading of the Visible and the invisible, by Merleau-Ponty. On one hand, the
seeing act apprehends the objects from the cultural world and overtakes it; on the other hand,
there’s the view from what has been shown to the observer, disarranging his perceptual field. This
uninvolved vision, this look that perceives and enchants us is conceived by Lacan as the Royal
Registry and described by Merleau-Ponty as a “Foreigner eyeâ€. This “Foreigner eye†come to
surprise the painter (and the spectator), sprouting from the invisible horizon background, being
inexhaustible, inscribing itself continuously, and producing wishes and inciting the artist to
pursuit new creations. In this regard, this paper is aimed to investigate Lacan’s reading from
Merleau-Ponty in XI Seminar, the looking as strangeness from the text Visible and the Invisible,
and the implications in the “unnamed visibility†that inhabits the work of art.