Do dialogismo aos sentidos da dupla autoria nos making ofs documentários

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ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Do dialogismo aos sentidos da dupla autoria nos making ofs documentários

Ano: 2020 | Volume: 0 | Número: 48
Autores: Patrícia de Oliveira Iuva
Autor Correspondente: Patrícia de Oliveira Iuva | [email protected]

Palavras-chave: autoria, making of documentário, campo, dialogismo, discurso

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A proposta deste trabalho discute o encontro entre as instâncias diretivas autorais na expressão audiovisual do making of documentário. Tomamos como horizonte teórico a construção social da autoria proposta por Pierre Bourdieu (1996a, 2013) e as noções de posicionamento e dialogismo trabalhadas por Bakhtin (2006), a fim de explicitar caminhos alternativos para as teorias do autor no cinema. Partindo de uma relação dialógica com o filme e seu respectivo auteur, analisamos o discurso dos making ofs documentários na configuração do espaço autoral dos respectivos diretores, Les Blank e Charles de Lauzirika, cujos enunciados manifestam sentidos de uma dupla autoria: voyeur-exibicionista e flâneur-dândi.



Resumo Inglês:

The proposal of this work discusses the encounter between the authorial directive instances in the audiovisual expression of the making of documentary. We take as theoretical horizon the social construction of authorship proposed by Pierre Bourdieu (1996a, 2013) and the notions of positioning and dialogism worked by Bakhtin (2006), in order to explain alternative ways for the author's theories in cinema. Starting from a dialogical relationship with the film and its respective auteur, we analyze the discourse of making of documentaries in the configuration of the author's space by its directors, Les Blank and Charles de Lauzirika, whose statements express meanings of a double authorship: voyeur-exhibitionist and flâneur -dandy.