Este trabalho objetiva problematizar o documento final da 33ª Convenção sobre a proteção e promoção da Diversidade das Expressões Culturais, a lei 11.645/08 e 3 produções didáticas sobre os indígenas organizadas de modo a consolidar o discurso oficial no discurso pedagógico. Partimos da hipótese de que essas materialidades e os seus entrecruzamentos discursivos possibilitam a (re)construção e /ou a (re)significação do processo de colonização e de desejo de controle por parte daqueles que tem o poder de estatizar uma possível representação da subjetividade em relação aos povos indígenas e seus patrimônios culturais. Para tanto, pautamo-nos, de forma transdisciplinar, no assentamento teórico-metodológico: da Análise do Discurso de origem francesa (PÊCHEUX, 1988; ORLANDI, 2008-2013; CORACINI, 2007-2016; GUERRA, 2016); da Arqueogenealogia foucaultiana (1988, 1997); e da visada pós-colonialista (MIGNOLO, 2003; SANTOS, 2004; 2013; NOLASCO, 2016) para refletir e observar como se delineiam modos de subjetivação dos traços identitário-culturais do indígena nas materialidades eleitas, cujo intento é dar-lhes visibilidade diante da sociedade hegemônica sob a chancela da inclusão.
This paper aims to problematize the final document of the 33rd Convention on the Protection and Promotion of Diversity of Cultural Expressions, Law 11.645 / 08 and 3 didactic productions on indigenous organized in order to consolidate the official discourse in the pedagogical discourse. We start from the hypothesis that these materialities and their discursive interrelationships enable (re) construction and / or (re) signification of the process of colonization and desire for control by those who have the power to nationalize a possible representation of subjectivity in Relation to indigenous peoples and their cultural heritage. In order to do so, we set ourselves, in a transdisciplinary way, in the theoretical-methodological settlement: Discourse Analysis of French origin (PÊCHEUX, 1988; ORLANDI, 2008-2013; CORACINI, 2007-2016; GUERRA, 2016); Of Foucauldian Archeogenealogy (1988, 1997, 2013); (MIGNOLO, 2003; SANTOS, 2004; NOLASCO, 2016) to reflect and observe how forms of subjectivation of the identitary-cultural traits of the indigenous are delineated in the elected materialities, whose intention is to give visibility to them Of hegemonic society under the seal of inclusion.