O filme Cabra marcado para morrer (1984), de Eduardo Coutinho, problematiza questões fundamentais na constituição de uma epistemologia do fazer jornalÃstico. A natureza do acontecimento, as dinâmicas do tempo e as tramas da memória formam os vértices que compõem a narrativa do filme e sobre os quais o jornalismo também se funda. O artigo estabelece alguns nexos sobre esta constituição a partir da natureza semiótica dos sistemas implicados. O documentário adensa o jornalismo, dinamizando agenda e linguagem, entre outros itens e irradia pontos fronteiriços para um centro, via de regra, conservador.
The film Cabra marcado para morrer (1984), made by Eduardo Coutinho, elaborates basic questions in the constitution of a epistemology of journalistic making. The nature of the event, the dynamic of the time and the trams of the memory form the vertex that composes the narrative of the film and on which the journalism also if bases. The article establishes some nexuses on this constitution from the nature semiotics of the implied systems. The documentary film becomes denser the journalism, becomes dynamics the agenda and language, among others item and it radiates bordering points for a center, usually, conservative.
La pelÃcula Cabra marcado para morrer (1984), de Eduardo Coutinho, problematiza cuestiones fundamentales en la constitución de una epistemologÃa del hacer periodÃstico. La naturaleza del acontecimiento, las dinámicas del tiempo y las tramas de la memoria forman vértices que componen la narrativa de la pelÃcula y sobre los cuales el periodismo también se funda. El artÃculo establece algunos nexos sobre esa constitución a partir de la naturaleza semiótica de los sistemas implicados. El documento densifica el periodismo, dinamizando agenda y lenguaje, entre otros aspectos e irradiando puntos fronterizos para un centro, en general, conservador.