O hedonismo é uma das mais antigas perspectivas filosóficas acerca do agir moral, desenvolvendo-se, da Antiguidade Clássica grega aos nossos dias, em distintas teorias éticas e políticas. Seu cerne é o princípio de que não há, nem para o ser humano, nem para qualquer ser sensível, finalidade alguma a ser buscada que seja superior ao prazer. Na consideração do prazer, contudo, surgem algumas variações e discordâncias, que caracterizam teorias hedonistas distintas. Destarte, alguns assumem a existência de prazeres da alma, outros os descartam; uns afirmam que prazer e felicidade são a mesma coisa, enquanto outros negam isso. Em meio a essa diversidade, nosso propósito, neste artigo, é abordar aquelas que seriam, quiçá, as teorias éticas hedonistas mais relevantes no contexto histórico da Grécia Antiga – o hedonismo cirenaico e o epicurismo – e destacar seu papel como fundamento dos modos de vida daqueles que as sustentavam, nos quais se pode ver o engendramento de um autêntico ethos filosófico-hedonista, que manifesta um ideal cultural peculiar.
The hedonism is one of the most ancient philosophical perspectives on the subject of moral action, and it has been developed from the Classical Antiquity to our days, in different ethical and political theories. The core of hedonism is the principle that maintain that there is not, to the human being nor to any other sensitive being, any other aim to be reached than pleasure. Notwithstanding, in considering pleasure we can find some variations and disagreements, which characterizes distinct hedonistic theories. Thus, some say there are pleasures of the soul, while other discard this idea; others say pleasure and happiness are the same thing, while others deny it. In the midst of this diversity, our purpose in this article is to shed some light on what we may consider, perhaps, the most relevant hedonistic ethical theories in the context of Ancient Greece – the kyrenaic and the epicurean ethics – and to highlight its influence as the foundation of the ethos of those who embodied the hedonistic principles, in which we may see the creation of an authentic philosophical-hedonistic ethos, which manifests a peculiar cultural ideal.