Do ideal ao real A construção de uma representação na obra literária A lenda do cavaleiro sem cabeça (1820)

Espacialidades

Endereço:
Avenida Senador Salgado Filho, 3000 - Lagoa Nova. CCHLA, Sala 812.
Natal / RN
59078-970
Site: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades
Telefone: (84) 8826-6737
ISSN: ISSN: 1984-817X
Editor Chefe: Lígio José de Oliveira Maia
Início Publicação: 30/11/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Do ideal ao real A construção de uma representação na obra literária A lenda do cavaleiro sem cabeça (1820)

Ano: 2018 | Volume: 13 | Número: 1
Autores: S. N. Mazza
Autor Correspondente: S. N. Mazza | [email protected]

Palavras-chave: imagem criada, projetos em conflitos, representação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nesse artigo pretendemos analisar a obra de Washington Irving, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (2011), à luz da teoria da representação, pensada por Roger Chartier, que nos ajuda na seguinte questão: quais são as imagens criadas pelo autor e quais grupos de indivíduos estão sendo representados por elas? Ou seja, pretendemos refletir sobre os projetos em conflito, quem Irving criticava e qual o seu ideal de americano em um determinado momento, a partir dessas representações. Trazemos ainda para a discussão o momento político, econômico e social que os Estados Unidos viviam nessa época e como esse espaço afeta as relações entre os diferentes estados federativos da União, relações estas geradoras das imagens criadas por Irving. Visando esses objetivos, em torno da problemática central, iremos nos utilizar da eleição dos dois personagens centrais de A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e, a partir daí, pensarmos como o protagonista e antagonista se relacionam dentro da obra e o que ou quem eles representam como personagens.



Resumo Inglês:

In this paper we intend to analyze the work of Washington Irving, The Legend of Sleepy Hollow (2011), in the light of the theory of representation, thought by Roger Chartier, which helps us in the following question: what are the images created by the author and which groups of individuals Are they being represented by them? That is, we intend to think about the projects in conflicts, whom Irving criticized and what his ideal of American, at a certain moment, from these representations. To bring to the discussion the political, economic and social moment that the United States lived at that time and how this space affects the relations between the different federative states of the Union, relations that generates the images created by Irving. Aiming at these objectives, around the central problematic, we will use the election of the two central characters of The Legend of the Sleepy Hollow and from there, we will think how the protagonist and antagonist relate to each other in the work and what, or who, they represent as characters.