Do mangue ao cabaçal: a modernização do passado na música nordestina

Emancipação

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ISSN: 1982-7814
Editor Chefe: Adriano da Costa Valadão
Início Publicação: 31/12/2000
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Saúde coletiva, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Economia doméstica, Área de Estudo: Planejamento urbano e regional, Área de Estudo: Serviço social, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Do mangue ao cabaçal: a modernização do passado na música nordestina

Ano: 2013 | Volume: 13 | Número: 1
Autores: Jane Meyre Silva Costa
Autor Correspondente: Jane Meyre Silva Costa | [email protected]

Palavras-chave: Hibridação, música, cultura.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A proposta deste artigo é realizar uma discussão no campo da música, sobre o processo de hibridação cultural que se desenvolve no início dos anos 1990. Uma das primeiras expressões atuais na música contemporânea pode ser atribuída ao Movimento Manguebeat, que emergiu na década de 1990, no cenário da globalização cultural. Nesse contexto, começam a ser relativizadas as diferenças entre o tradicional e o moderno. Na cena cultural cearense, a proliferação de bandas com essa perspectiva culminou com a criação do Movimento Cabaçal nos anos 2000, sobre o qual realizamos um estudo empírico a partir de entrevistas semiestruturadas com os representantes das quatro bandas integrantes do Movimento Cabaçal.



Resumo Inglês:

This article purpose is to discuss, in the field of music, the process of cultural hybridization that develops in the early 90s. One of the first up to date expressions in contemporary music can be attributed to Manguebeat Movement, which emerged in the 90s, in the setting of cultural globalization. In this context, the differences between traditional and modern start to be relativized. In Ceará cultural scene, the proliferation of bands with this approach led to the creation of the Cabaçal Movement in the 2000s, leading us to conduct an empirical study using semi-structured interviews with representatives of the four bands that compose the Cabaçal Movement.