Este artigo analisa cinco filmes que tratam da transição da ditadura militar para o regime liberaldemocrático no Brasil: Nada será como antes, nada? (Renato Tapajós, 1984); O evangelho segundo Teotônio (Vladimir Carvalho, 1984); Patriamada (Tizuka Yamasaki, 1984); Muda Brasil (Oswaldo Caldeira, 1985) e Céu aberto (João Batista de Andrade, 1985). Realizados de forma muito próxima ao seu contexto histórico imediato, esses filmes trazem importantes registros audiovisuais captados no transcorrer dos acontecimentos da transição, ao mesmo tempo em que apresentam distintos enfoques e vieses interpretativos. Cada um tem forma e perspectiva própria e focaliza diferentes fatos, eventos, questões e figuras que marcaram a primeira metade da década de 1980, compondo, assim, um interessante mosaico sobre o perÃodo.
This article analyzes five films that deal with the transition from dictatorship to liberal democratic regime in Brazil: Nada será como antes, nada? (Renato Tapajós, 1984); O evangelho segundo Teotônio (Vladimir Carvalho, 1984); Patriamada (Tizuka Yamasaki, 1984); Muda Brasil (Oswaldo Caldeira, 1985) e Céu aberto (João Batista de Andrade, 1985). Produced very closely to its immediate historical context, these films bring with them important audiovisual records obtained in the course of events of the transition, while having different approaches and interpretive biases. Each one has its own style and perspective and focuses on different facts, events, issues and figures that marked the first half of the 1980s, forming thus an interesting mosaic on the period.