DO MUSEU DE REPRODUÇÕES AO MUSEU DAS ORIGENS: REFLEXÕES SOBRE PROJETOS INSTITUCIONAIS DE MÁRIO PEDROSA

Sociologias Plurais

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ISSN: 23169249
Editor Chefe: Patricia dos Santos Dotti do Prado
Início Publicação: 05/10/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia

DO MUSEU DE REPRODUÇÕES AO MUSEU DAS ORIGENS: REFLEXÕES SOBRE PROJETOS INSTITUCIONAIS DE MÁRIO PEDROSA

Ano: 2020 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Sabrina Parracho Sant’anna, Marcelo Ribeiro Vasconcelos
Autor Correspondente: Sabrina Parracho Sant’anna | [email protected]

Palavras-chave: Mário Pedrosa, museus, Brasília, arte, educação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo faz uma análise sobre a proposta de Mário Pedrosa para o Museu de Brasília (1958). O projeto, apresentado por Pedrosa por meio de uma carta enviada a Oscar Niemeyer, se caracteriza pela recusa em constituir um acervo próprio de obras de arte e pela intenção de utilizar em suas exposições e projetos didáticos reproduções de obras de arte. O artigo procurou estabelecer entendimentos sobre papel desempenhado por tal instituição dentro do projeto de Brasília, mas também como parte de um projeto estético mais amplo, em que eram privilegiadas as potencialidades comunicativas das artes visuais não figurativas, como o abstracionismo geométrico Para compreender como o projeto do museu de reproduções responderia às demandas históricas identificadas por Pedrosa a partir de sua interpretação sobre a função da arte moderna na construção de novas sensibilidades, foram estabelecidas comparações com outros dois projetos institucionais realizados e idealizados por Pedrosa: o Museo de la Solidaridad e o Museu das Origens.



Resumo Inglês:

The article analyzes the proposal of Mario Pedrosa for the Brasília Museum (1958). The project was presented by Pedrosa through a letter sent to Oscar Niemeyer and was characterized by the refusal to create its own collection of works of art and by the intention to use reproductions of works of art in its exhibitions and didactic projects. The article sought to establish understandings about the role played by such an institution within the Brasilia project, but also as part of a broader aesthetic project, in which the communicative potential of non-figurative visual arts, such as geometric abstractionism, was privileged. In order to understand how this museum of reproductions would respond to the historical demands identified by Pedrosa from his interpretation of the role of modern art in the construction of new sensibilities, comparisons were established with two other institutional projects carried out and idealized by Pedrosa: the “Museo de la Solidaridad” and the “Museu das Origens”