Do original à cópia: a voz dos estilistas sobre a criação da moda

Emancipação

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Telefone: (42) 3220-3387
ISSN: 1982-7814
Editor Chefe: Adriano da Costa Valadão
Início Publicação: 31/12/2000
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Saúde coletiva, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Economia doméstica, Área de Estudo: Planejamento urbano e regional, Área de Estudo: Serviço social, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Do original à cópia: a voz dos estilistas sobre a criação da moda

Ano: 2010 | Volume: 10 | Número: 1
Autores: Juliana Godoi, Rafael Siqueira de Guimarães
Autor Correspondente: Juliana Godoi | [email protected]

Palavras-chave: Moda. Roupas. Estilistas. Processo criador.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nos últimos anos, mudanças cruciais vêm acontecendo na cena do luxo e da moda em geral. Objetivou-se neste trabalho entender as criações realizadas por estilistas no âmbito da moda. Utilizando a história oral, buscou-se contextualizar as criações realizadas por profissionais, elaborando perspectivas diante dessa produção e considerando esse trabalho sob diversos aspectos, incluindo-o como uma “manifestação artística” das mudanças sociais e como uma composição de diversos estilos, influenciada sobre diversos aspectos, e que acompanha o tempo, hábitos, costumes e comportamentos de determinado grupo. Verifica-se, com este estudo, que a produção de moda tem aspectos muito singulares, referentes à individualidade do estilista, ao momento em que se vive e às influencias as quais aquele está submetido, bem como suas experiências.



Resumo Inglês:

In recent years, crucial changes have been happening in the scene of luxury and fashion in general. This study aims at understanding the creations of fashion designers in the fashion field. Using verbal history, the study sought to contextualize the creations of the fashion professionals, elaborating perspectives regarding their production and considering several aspects of their work, regarding it as an “artistic manifestation” of the social changes, and also as a mixture of various styles influenced by various aspects; moreover, as something that follows the tendencies, habits, customs and behaviors of a determined group. Furthermore, this study verifies that the fashion production has a series of very singular aspects which can refer to the individuality of a given fashion designer; to the time in which he lives; and to the influences that surround him, as well as his experiences.