Do Ritornelo a Lugar nenhum

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Do Ritornelo a Lugar nenhum

Ano: 2015 | Volume: 2 | Número: 25
Autores: Zilá Maria Muniz
Autor Correspondente: Zilá Maria Muniz | [email protected]

Palavras-chave: Composição coreográfica, dramaturgia, processo de criação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo relaciona os conceitos de Ritornelo e Fabulação como suporte para refletir sobre a dramaturgia e a articulação do material desenvolvido ao longo dos ensaios na montagem do espetáculo Lugar nenhum do Ronda Grupo. O Ritornelo conceito desenvolvido por Gilles Deleuze e Felix Guatarri, apresenta o movimento circular operado por seus três aspectos, o que direcionou de forma precisa o trabalho como a sensação, a percepção e a memória, aspectos fundamentais no processo de composição. Discute a ética da experimentação do abandono, daquilo que tenciona a fuga, fazendo da filosofia uma pragmática de dispersão contínua e da dança outro eixo de experimentação. Por fim, descreve como as possibilidades de circular pelas histórias pessoais e pelas sensações, do que estas fazem com o movimento no momento que é dançado e as imagens, que são primordialmente internas ao longo do processo de criação, transbordaram para a cena.



Resumo Inglês:

This study relates the concepts of Ritornelo and Fabulation as support to reflect on the dramaturgy and the articulation of material developed over the rehearsals in assembling the dance piece of Lugar nenhum of Ronda Grupo. Ritornelo a concept developed by Gilles Deleuze and Felix Guattari, presents the circular motion operated by its three aspects, which directed precisely the use of sensation, perception and memory, key aspects in the composition process. It discusses the ethics of experimentation of abandonment, of that which does it intend to flight, making a pragmatic philosophy of continuous dispersion and dance another experimentation axis. Finally, describes how the circular possibilities among the personal stories and the sensation, and what these do with the movement when it is danced and the images, which are primarily built during the process of creation and then, overflowed to the scene.