O artigo apresenta os contextos em torno dos processos de protagonismo de mulheres negras ligadas ao samba de roda e ao rap em Cachoeira, Recôncavo da Bahia. Marcadas por suas condições de gênero, raça/etnia e classe social, as interlocutoras têm suas trajetórias analisadas a partir do desenvolvimento da cidade desde o aporte teórico dos estudos da etnomusicologia, dos feminismos e dos estudos culturais. A metodologia se apoia na revisão bibliográfica da história de Cachoeira com o objetivo de traçar a importância das mulheres negras para seu desenvolvimento, tendo o samba de roda como formador da identidade cultural diaspórica do Recôncavo. Através da Análise Crítica do Discurso das letras de músicas é possível perceber os gêneros musicais em questão como elementos ligados à cultura popular em diferenciados aspectos geracionais e que podem se tornar potências de ação comunicacional por meio da produção de discursos contra-hegemônicos.
This article presents the contexts surrounding the processes of black women protagonism related to samba de roda and rap in Cachoeira, Recôncavo of Bahia. Marked by their conditions of gender, race/ ethnicity and social class, the female interlocutors have their trajectories analyzed since the development of the city from the theoretical contribution of the ethnomusicology studies, feminisms and cultural studies. The methodology is drawn from an ethnographic study of qualitative nature, which focuses on an empirical study based on the author’s dialogue with the interlocutors. It is based on a bibliographical research of the history of Cachoeira, with the aim of tracing the importance of black women for the development of the city, with the samba de roda as the formative of the diasporic cultural identity of the Recôncavo. Through the Critical Analysis of the Discourse of the song lyrics it is possible to perceive the musical genres in question as elements linked to popular culture in different generational aspects and that they can become powers of communicational action through the production of counter-hegemonic discourses.