Investiga-se a contribuição de dois visionários das vanguardas do final do século XIX, e da primeira metade do século XX, Jarry e Artaud, e de como elementos do teatro de Jarry estão semeados no pensamento Artaudiano. Das marionetes aos manequins, Jarry e Artaud redefinem um novo paradigma de uso da voz. A partir de um estudo comparativo dos textos de Jarry e Artaud, a pesquisa analisa as concepções teatrais de ambos, apontando os elementos relativos ao uso da voz na cena. Conclui-se que diversas das ideias que Jarry formula a partir da sua paixão pela marionete, encontram ressonância no pensamento de Artaud. Em Jarry, a busca por um teatro abstrato, o leva a idealizar um ator-máscara com uma voz-máscara. Em Artaud, a sua busca o leva a um teatro metafísico, onde a atuação se torna encarnada e a voz encantatória. Ambos rompem com a voz do teatro realista que é pura semântica, e reivindicam uma voz sonora, musical e rítmica.
This research investigates the contribution of two avant-garde visionary men of the late 19th and first half of the 20th century, Jarry and Artaud, and how elements from Jarry’s theater are seeded in Artaud’s thought. From marionettes to mannequins, Jarry and Artaud redefine a new paradigm of performing and voice. From a comparative study of the writings of Jarry and Artaud, the research analyzes both theatrical conceptions, pointing elements relating to the use of voice on the scene. It concludes that several ideas formulated by Jarry from his passion for the marionette, find resonance in Artaud’s thought. In Jarry, the search for an abstract theater, leads him to idealize an actor-mask with a voice-mask. In Artaud, his search will lead him to a metaphysical theater, in which the acting becomes incarnated, and the voice incantatory. Both break with the voice from the realist theater that is pure semantics, and reclaim a resonant voice, musical and rhythmic.