Este artigo centra-se em duas narrativas: “Monólogo de Tuquinha Batista†e “O Telegrama de Ataxerxesâ€, constantes em A Morte da Porta-Estandarte, Tati, a Garota e Outras Histórias (1965), coletânea de treze contos selecionados pelo escritor AnÃbal Machado. Nos dois contos escolhidos, observamos a configuração da cidade como local atrativo, diferente do ambiente em que os personagens estão radicados. Movidos pelos sonhos de mudança e melhoria de condições econômicas e status social, Tuquinha Batista e Ataxerxes colocam-se de modo bastante diferente perante a capital fluminense e traçam rotas de ação diversas, que dizem da inserção de sujeitos suburbanos e campesinos no Brasil modernizado.
This article focuses on two narratives: "Monólogo de Tuquinha Batista" and "O Telegrama de Ataxerxes", both featured in A Morte da Porta-Estandarte, Tati, a Garota e Outras Histórias (1965), a collection of thirteen accounts selected by the writer AnÃbal Machado. Driven by dreams of change and improvement in economic conditions and social status, Tuquinha Batista and Ataxerxes behave themselves quite differently towards the state capital and each one set various courses of action, which tells us about the social inclusion of suburbanites and peasants in modernized Brazilian regions.