Documentário e subjetividade: a fotografia noire em 33, de Kiko Goifman

Revista Culturas Midiáticas

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ISSN: 1983-5930
Editor Chefe: Dra. Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
Início Publicação: 12/08/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Artes

Documentário e subjetividade: a fotografia noire em 33, de Kiko Goifman

Ano: 2012 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: LIRA, Bertrand
Autor Correspondente: LIRA, Bertrand | [email protected]

Palavras-chave: cinema, iluminação, documentário, estética noire

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A nossa proposta de trabalho se volta para o exame da fotografia como instância produtora de sentido no contexto da criação cinematográfica. Elegemos como objeto de análise o tratamento fotográfico, inusitado para um documentário, empregado em33(2004), de Kiko Goifman, buscando observar como a sua iluminaçãoexpressiva, própria do cinema de ficção, gera processos de significação eexperiência estéticanuma obra documental. 



Resumo Inglês:

Ourproposed workturns to the examination of photography asinstance-producing sense in the context of filmmaking. We choose as the object of analysis the photographic treatment, unusual for a documentary, employed in 33 (2004), KikoGoifman, trying to see how its expressive lighting used infiction cinema, generates processes of meaning and a esthetic experience in documentary work.