Este estudo justifica-se devido à necessidade de o gênero documental audiovisual ser reconhecido e tratado como documento de arquivo, uma vez que o tema é pouco difundido e discutido dentro da Arquivologia quanto à inclusão deste nos processos de gestão documental. Para isso, abordam-se os aspectos gerais dos conceitos históricos e teóricos das imagens tecnológicas, a fim de compreender diferentes assimilações e incorporações de documentos audiovisuais (produtos das imagens tecnológicas) nos Arquivos e na Arquivologia; também se apontam novos desafios para tais documentos no ambiente digital. A pesquisa é caracterizada por ser de natureza qualitativa, do tipo descritivo-exploratória, visto que busca debater aspectos conceituais e históricos referentes a imagens tecnológicas e à sua relação com documentos audiovisuais na arquivologia. Como resultado, verificou-se a importância da compreensão dos conceitos teóricos e históricos das imagens tecnológicas, bem como seus produtos e suas características, rumando ao entendimento sobre como lidar com documentos audiovisuais em ambiente de arquivo, seja analógico ou digital. Assim, considera-se a importância de se reconhecer o caráter de arquivo dos documentos audiovisuais em ambiente analógico e dos documentos digitais em formato de vídeo, neste caso, em ambiente digital, uma vez que tal compreensão evita equívocos nos processos de gestão documental aplicada.