Dois corpos para Warhol: reverberações em Hamlet-máquina de Heiner Müller e Inferno de Romeo Castellucci

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Dois corpos para Warhol: reverberações em Hamlet-máquina de Heiner Müller e Inferno de Romeo Castellucci

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: 27
Autores: Renan Marcondes
Autor Correspondente: Renan Marcondes | [email protected]

Palavras-chave: Andy Warhol, corpo, teatro contemporâneo, imagem

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo se debruça sobre a figura do artista americano Andy Warhol, através de dois aparecimentos de sua figura em obras de outros dois artistas, seja na forma de citação direta ou de relação subliminar: o diretor de teatro Romeo Castellucci e o dramaturgo alemão Heiner Müller. No primeiro caso, a figura de Warhol aparece personificada em um dos atores da peça Inferno, parte da adaptação teatral d’A divina comédia de Dante realizada por Castellucci no Festival de Avignon; no segundo Warhol figura como espectro da “máquina” desejada enquanto figura corporal pelo ator-Hamlet de Hamlet-máquina. Pretende-se com esse estudo refletir sobre qual a transformação no imaginário cultural operada pelo artista no que diz respeito às imagens de corpo e objetificação corporal, seja através de sua produção ou da própria constituição de sua imagem – fenômenos interligados.



Resumo Inglês:

This article focuses on the figure of the American artist Andy Warhol, through two appearances of his figure in the works of two artists, whether in the form of direct quotation or subliminal relationship: the theater director Romeo Castellucci and the German playwright Heiner Müller. In the first case, Warhol’s figure appears personified in one of the actors of the play Inferno, a stage adaptation of Dante’s Divine Comedy performed by Castellucci in Avignon Festival; the second figure Warhol spectrum as the “machine” as desired body figure by actor - Hamlet Hamlet - machine. The aim of this study is to reflect on which changes in cultural imagination are operated by the artist in regard to images of the body and its objectifications, either through their production or creation of its own image - interconnected phenomena.