Dos dados à matéria: experiências em esculturas de dados

Diálogo com a Economia Criativa

Endereço:
Rua do Rosário, 90 - Centro
Rio de Janeiro / RJ
20.041-002
Site: http://dialogo.espm.br/index.php/revistadcec-rj/index
Telefone: (21) 2216-2049
ISSN: 2525-2828 
Editor Chefe: Veranise Jacubowski Correia Dubeux
Início Publicação: 30/04/2016
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Dos dados à matéria: experiências em esculturas de dados

Ano: 2019 | Volume: 4 | Número: 12
Autores: Doris Kosminsky, Douglas Thomaz de Oliveira, Luana Carolina da Silva, Eduarda Alves Isiris
Autor Correspondente: Doris Kosminsky | [email protected]

Palavras-chave: escultura de dados; visualização física, projeto de design, comunicação visual design.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A visualização de informações trata da representação visual e interativa de dados com o objeti-
vo de ampliar a cognição. Apesar desta produção ter um maior foco na criação de visualizações

funcionalistas e pragmáticas, tem se presenciado um avanço no campo das visualizações artísticas

e também das visualizações físicas. Este artigo relata os desdobramentos de uma disciplina expe-
rimental de visualização física, ministrada no curso de Comunicação Visual Design da Escola de

Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os três melhores projetos realizados na

disciplina são descritos, seguidos por uma análise que aponta a necessidade de ações específi-
cas relacionadas à coleta e entendimento dos dados; elaboração descritiva do projeto; escolha e

emprego de materiais; testes e avaliações quanto à transmissão de conhecimento e sentimentos
despertados. Conclui-se que elaborar estes problemas será útil ao design de esculturas de dados.



Resumo Inglês:

Information visualization is the use of visual and interactive representations of data to amplify cognition.
Although this production is usually focused on the creation of functionalist and pragmatic visualizations,
there has been an advance in the field of artistic visualization as well as physical visualization. This article
reports the unfolding of an experimental discipline of physical visualization, taught in the course of Visual
Design Communication at the School of Fine Arts from the Federal University of Rio de Janeiro. The three
best projects performed in the discipline are described, followed by an analysis that points out the need for
specific actions related to data collection and understanding; descriptive elaboration of the project; choice
and use of materials; tests and evaluations regarding the transmission of knowledge and aroused feelings.
It concludes that elaborating these problems will be useful to the design of data sculptures.